12 JAN 2016
COMDICA dá posse aos novos Conselheiros Tutelares de Alto Alegre

Em solenidade realizada na Sala de Reuniões do Paço Municipal de Alto Alegre na manhã do último domingo, dia 10, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Alegre – COMDICA empossou os cinco Conselheiros Tutelares eleitos no Primeiro Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar de Alto Alegre/SP, para o quadriênio 2016/2019.

Foram empossados para mandato de 10/01/2016 a 09/01/2020 os Conselheiros Ariane Alves Silva Requena, Juraci Miranda, Maycon Vinícius Casaroto Brandão, Marilucia Regina Ferreira Santos e Tatiana de Andrade Fulanetti, que fizeram o juramento.

A solenidade foi presidida pela Presidente do COMDICA, Maria Dolores Sanches Arroyo, que destacou aos presentes a importância do papel do Conselheiro Tutelar na Comunidade, e a grande responsabilidade que estavam assumindo naquele momento, desejando a eles um ótimo trabalho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Alto Alegre.

Representando a Prefeita Municipal Helena Berto (PV), o Assessor Jurídico da Prefeitura de Alto Alegre e também membro do COMDICA, Dr. Carlos Sussumi Ivama, parabenizou os Conselheiros pela assunção ao cargo, destacando a lisura de todo o certame, onde não foi registrado nenhum incidente. Destacou também a importância do Curso de Formação e Capacitação a que foram submetidos, a fim de que conhecessem as reais funções de um Conselheiro Tutelar, sugerindo a eles a realização de reuniões em escolas, igrejas, CRAS e outros programas e projetos governamentais desenvolvidos no Município, a fim de melhor orientar a população sobre a atuação do Conselho Tutelar.

“Muitas vezes as pessoas buscam no Conselho Tutelar e até mesmo no COMDICA uma atuação que não é própria dos mesmos, mas sim de outros órgãos como a própria polícia. Sempre buscamos orientar as pessoas nesse sentido, a fim de que a salvaguarda de direitos seja mais rápida e efetiva, daí a importância de esclarecer as atribuições à população”, disse Ivama.

Confira o juramento dos Conselheiros Tutelares de Alto Alegre:
“Juro, diante de Deus e da sociedade,  que no exercício de minha função, conduzirei de forma ética, eficaz e com responsabilidade, respeitando a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e toda a Legislação pertinente, zelando para que os direitos da criança e do adolescente sejam garantidos, pois, sem a defesa dos direitos não há futuro que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize. Eu Juro!”

O Conselho Tutelar de Alto Alegre funciona na Rua José Gomes da Pena, n°. 129, das 8h as 17h. O telefone do Conselho é o 3657-1387 e no Plantão os Conselheiros atendem pelo celular 9722-5744.