22 AGO 2023
Tesouro Nacional classifica Alto Alegre novamente como Nota A na CAPAG
Tesouro Nacional classifica Alto Alegre novamente como Nota A na CAPAG

Alto Alegre foi reavaliada e classificada novamente pela Secretaria do Tesouro Nacional, e continua entre os poucos municípios do Brasil que receberam nota A na CAPAG em 2023, a exemplo de 2022. Em 2018 e 2019 o município obteve nota C e em 2020 e 2021 não foi avaliado em razão de desconformidade no banco de dados.

A CAPAG é uma classificação feita pelo Tesouro Nacional, do Governo Federal, a partir da análise de indicadores econômico-financeiros de estados e municípios, que reflete o grau de solvência e a saúde fiscal dos entes subnacionais que querem contratar empréstimos com garantia da União. Atualmente, os estados e municípios precisam ter classificação A ou B na CAPAG, de uma escala que vai até D, para receber garantias do Tesouro Nacional em novos empréstimos.

Vital na hora de um município solicitar empréstimos, a CAPAG realiza diagnósticos da saúde fiscal do estado ou município, por meio de três indicadores. Com a gestão pública e as contas equilibradas, o município de Alto Alegre recebeu nota A para o conjunto das finanças municipais em 2023.

Os números do município revelam que a relação entre a Dívida Consolidada e a Receita Corrente Líquida, que teve nota A, está com um percentual de 1,25%. Já a relação entre Despesa Corrente e a Receita Corrente Ajustada, que também obteve nota A, apresentou um percentual de 82,14% e o indicador Liquidez (obrigações financeiras/disponibilidade de caixa), que teve mais uma nota A, o percentual foi de 12,20%.

Embora o município de Alto Alegre não tenha intenção de contrair financiamentos no momento, a nota obtida na CAPAG demonstra que o município está apto a contrair financiamentos em organismos de crédito multilaterais para aplicação em políticas públicas com o aval da União, e, especialmente, que a nota comprova o equilíbrio das contas públicas do município, demonstrando que a gestão pública é eficiente e a prefeitura não gasta mais do que arrecada, motivo de muita alegria para toda a equipe administrativa da Prefeitura.