30 SET 2015
Tudo pronto para as Eleição Unificada para o Conselho Tutelar em Alto Alegre

No próximo dia 4 de outubro ocorrerá, pela primeira vez em todo Brasil, eleições unificadas para o Conselho Tutelar. Em Alto Alegre o pleito está sendo organizado pelo COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alto Alegre, com apoio e suporte da Prefeitura Municipal, e a votação ocorrerá das 8h as 17h, na EMEF Professor Sussumi Ivama, sito à Av. Dr. Acir Alves Leite, n°. 948, Centro.

A presidente do COMDICA ressaltou a importância da sociedade exercer sua cidadania plena, participando da votação, tendo em vista que os conselheiros têm por função atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Ainda que facultativo, é importantíssima a participação de todos os cidadãos nesse pleito, a fim de que sejam eleitos os candidatos mais capacitados para exercer essa função pública”, disse Maria Dolores Sanches Arroyo.

Todo o processo está sendo fiscalizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o que garante sua lisura. Foram deferidas dez das doze inscrições para o pleito, sendo que cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos. São eles: Ariane - Ariane Alves Silva Requena, Cesar de Brasília - Cesar Franklin Bombonato, Cibele Serrano - Cibele Barboza Serrano, Fernando da Kátia - Antônio Fernando Bérgamo da Silva, Kika - Marilucia Regina Ferreira Santos, Lelê - Eliani da Silva, Lili - Elisandra Polon Pamplona, Maycon Filho do Índio da Escola - Maycon Vinícius Casaroto Brandão, Si Miranda – Juraci Miranda e Tati Fulanetti - Tatiana de Andrade Fulanetti.

Os cinco mais votados serão empossados em janeiro de 2016, para um mandato de quatro anos. A finalidade dessa uniformização foi justamente provocar o reconhecimento da sociedade na relevância do cargo de conselheiros tutelares. O Conselho é o primeiro elo entre a sociedade, a comunidade, mais especificamente a criança e o adolescente, e o resguardo de direito deles na rede protetiva que existe em todos os municípios.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), os membros da Comissão Eleitoral estão nos últimos ajustes para o pleito de domingo, restando lacrar as urnas para serem encaminhadas ao local de votação.

O Conselho Tutelar de Alto Alegre funciona na Rua José Gomes da Pena, n°. 129, das 8h as 17h, com plantão 24h por dia, 7 dias por semana, podendo ser acionado através do celular (18) 99722-5744.

O salário para os conselheiros tutelares eleitos é de R$ 788,00, com direito a diversos benefícios, como cobertura previdenciária, gozo de férias anuais remuneradas, licença-maternidade ou paternidade, gratificação natalina, entre outros.