15 NOV 2013
Prefeita Helena Berto assina convênio com FEHIDRO para linhas de captação e dissipação

No último dia 07 a Prefeita Helena Berto Tomazini Sorroche esteve na sede da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, em São Paulo, para assinar instrumento de liberação de crédito (não reembolsável) ao amparo de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Segundo a Prefeita, que esteve com o Secretário de Estado Edson Giriboni, os recursos serão para execução de 02 (duas) linhas de Captação e Dissipação na Rua Luiz Eduardo Videira, no Conjunto Habitacional Recanto Novo.

A Prefeita Helena Berto lembrou que esses recursos já estavam em processo de liberação desde o final de junho, quando participou, em Birigui, da Assembleia Geral Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT).

“Naquela ocasião o nosso projeto foi deliberado pela Câmara Técnica de Planejamento e Avaliação, viabilizando assim a proposta de financiamento para o Orçamento do FEHIDRO já em 2013”, disse a Prefeita, que esteve com outros prefeitos da região, apresentando outros projetos. O valor total da obra, segundo o projeto apresentado, é de R$ 101.512,60, devendo o FEHIDRO arcar com R$ 99.482,35 (98%) e a Prefeitura, em contrapartida, com o restante.

Dificuldades

A bióloga Elisabete Garcia David, Interlocutora do Projeto Ambiental Estratégico Município VerdeAzul, informou que os recursos atendem necessidades urgentes, já que as ações de chuvas (intensas) assolam de forma devastadora, diversos ponto da cidade.

Segundo ela, o Município sofre grandes prejuízos com a destruição de pontes, aterros de travessias, galerias e bocas de lobo, causando grandes transtornos para a população. “As chuvas danificam vários locais do sistema viário, destruindo a pavimentação, formando erosões e drenagem dos terrenos e degradando os recursos hídricos”, disse ela, destacando especialmente as nascentes e causando sérios problemas.

Objetivo

Com os danos causados, tem havido um esforço constante por parte da Prefeitura para solução desses problemas, eliminando assim os transtornos causados à população. O projeto elaborado, com os recursos que virão através do FEHIDRO, objetiva diminuir o escoamento superficial das águas de chuvas, executando obras de drenagem, além de promover ações preventivas e corretivas sobre as causas e os efeitos dos processos erosivos e inundações. “Isso tudo visa proteger a população e as atividades econômicas sediadas na área da cidade”, explicou Elisabete.