11 OUT 2013
Palestras e passeio marcam a Semana do Idoso em Alto Alegre

O Departamento Municipal de Assistência Social de Alto Alegre promoveu na última semana de setembro uma série de atividades para comemorar “Semana do Idoso” e que foram direcionadas aos idosos atendidos no “Centro Dia” e no programa BPC-Idoso, acompanhado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre qualidade de vida e de como saber extrair o melhor possível de suas próprias experiências. Temas como saúde do idoso e prevenção de doenças comuns à idade e higiene bucal, com distribuição de escovas dentais estiveram na pauta de atividades.

Para os organizadores do evento, que contou com apoio da Prefeitura Municipal, as atividades não se resumiram somente a palestras e informações técnicas. Quem acompanhou todos os dias de atividades, foram contemplados com ações sociais, destacando um rodízio de pizzas, uma sessão especial de cinema e um almoço (com a presença de um sanfoneiro) desfrutando assim de momentos de descontração e sociabilização entre eles. Os participantes receberam também a visita de crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil, que apresentaram poesias e lindas canções aos “vovôs e vovós”.As comemorações encerraram-se no dia 27 no “Terra Parque Eco Resort”, em Pirapozinho (SP), com passeios de charrete, caminhada e desfrute de um belíssimo lugar de descanso e lazer.

Durante a abertura oficial, ocorrida no dia 24 de setembro, a Prefeita do Município Helena Berto Tomazini Sorroche, falou da importância de se viver bem e feliz na terceira idade. Ao comentar sua participação no evento, Helena Berto lembrou que a administração municipal, como ocorre nas escolas e creche municipal, tem investido também na terceira idade, apoiando iniciativas e projetos que beneficiem a todos. “Desde que assumimos o mandato estamos em contato direto com as autoridades governamentais, buscando recursos para esses projetos. Acredito que vamos conseguir fazer muito mais para a nossa comunidade”, lembrou a Prefeita.

Serviço

No dia primeiro de outubro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. No Brasil a comemoração é 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999.