11 OUT 2013
“Dia da Árvore” é comemorado em Alto Alegre

O Município de Alto Alegre promoveu no último dia 19 de setembro um evento para lembrar o “Dia da Árvore”, data comemorada oficialmente no dia 21, em razão da chegada da primavera, período em que elas ganham nova vida e abrem flores que dão origem a novas árvores. Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o país.

Na oportunidade os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental foram agraciados com uma palestra do Chefe da Casa da Agricultura de Alto Alegre, Engenheiro Agrônomo Washington Massao Oi, sobre a importância das árvores para a comunidade. O plantio de árvores na sede do Conselho Tutelar, na Rua José Gomes da Pena nº 129, Conjunto Habitacional Nova Alto Alegre e a doação de mudas (tipo Coqueteleira) pela SABESP também fizeram parte da programação. Participaram ainda representantes do Poder Público Municipal, do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DMA), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e da Casa da Agricultura.

Durante as atividades promovidas para comemorar a data, os organizadores apresentam dados importantes sobre o meio ambiente e a necessidade de preservação de rios e florestas, focando as dificuldades das autoridades em promover ações para evitar desmatamentos. Outro problema apresentado são as queimadas, realizadas para fazer a limpeza de grandes áreas e que têm levado à perda de animais e recursos naturais, destruição dos solos, diminuição das chuvas, entre outros .Como resultados dessas ações, várias espécies se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro.