17 SET 2013
Semana da Nutrição é desenvolvida em Alto Alegre

A Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre, buscando contribuir para o estabelecimento de ações em alimentação e nutrição mais participativas, efetivas e prazerosas, desenvolveu um projeto de educação nutricional. Nessa proposta, que culminou com a Semana da Nutrição, discutiu-se o processo de mudanças de hábitos alimentares, que não é simples e exige estratégias educativas mais atrativas, que permitam a adoção e a prática efetiva das orientações nutricionais.

A Semana da Nutrição foi desenvolvida em todas as escolas da rede municipal - com a participação da escola estadual sediada no Município - pela equipe da alimentação escolar de Alto Alegre, liderada pela nutricionista Débora Deolindo Silva.

Segundo os organizadores do evento, foram apresentados aos alunos os benefícios de uma alimentação e alimentos saudáveis, com ênfase aos malefícios de alimentos anti-nutricionais, consumidos pelos alunos. Ambos os assuntos estavam relacionados aos alimentos oferecidos na merenda escolar, das escolas do Município.

Programação

No dia 28 de agosto as atividades foram desenvolvidas na EMEB São Martinho e EMEB Jatobá, enquanto no dia 29 os alunos da escola EMEI Mundo Encantado foram beneficiados com as atividades direcionadas para uma alimentação saudável. No dia 30 foi a vez da EMEF Alto Alegre receber as atividades sobre a qualidade nutricional que, como nas outras unidades, foram demonstradas de forma lúdica.

Todos conheceram os benefícios (para a saúde), vindos de alguns legumes, frutas e verduras que são oferecidas na merenda escolar, semanalmente. Ao final das atividades os alunos montaram seu próprio lanche natural, tendo verduras e legumes, bem como degustaram de um suco de polpa natural de frutas com hortelã.

No dia 2 de setembro foi ministrada uma palestra para os alunos da escola E.E. Expedicionário Diogo Garcia Martins, sobre os 10 mandamentos de uma alimentação saudável, com ênfase ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e sobre o malefício do consumo de bebidas alcoólicas. Ao final desta atividade, como ocorreu no dia 30/08, os alunos degustaram um lanche natural com verduras e legumes e suco de polpa frutas.