Departamento Municipal de Educação promove capacitação sobre primeiro socorros
Todos os servidores municipais alocados no Departamento Municipal de Educação estão participando de um curso de capacitação sobre Primeiros Socorros no Auditório Prefeito Nelson Jesus Ferlim nesta sexta-feira, 07.
A formação tem a participação de todos os professores e demais funcionários da Creche Escola Lourdes Bortolone Merlo, EMEI Betina Casaroto Fernandes e EMEF Professor Sussumi Ivama e está sendo ministrada pela Enfermeira Mestre Elizandra Milan, especialista em Enfermagem em Cardiologia e Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, docente dos cursos de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva da Pós-Graduação da Universidade de Marília.
Segundo explicou a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Dolores Sanches Arroyo, a Lolô, a formação de todos os profissionais das escolas atende à Lei Federal nº 13.722/2018, mais conhecida como “Lei Lucas”, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica.
“A Lei Lucas foi criada depois que uma criança se engasgou na escola com um pedaço de cachorro-quente e infelizmente não foi socorrida a tempo porque ninguém sabia fazer as manobras necessárias de desengasgo. Por isso a Administração Municipal está oferecendo a capacitação, não só os professores, mas todos os funcionários da Educação Municipal”, disse.
A capacitação tem duração de 8 horas e contém explanações teóricas e também atividades práticas, envolvendo os profissionais da Educação nas manobras de primeiros socorros.
Foram abordados temas sobre a prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros, envolvendo bebês e crianças, em especial à “Manobra de Heimlich”, também conhecida como “manobra de desengasgo”.
A palestrante ensinará os profissionais sobre a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências nas escolas, que exigem intervenção rápida. Além da manobra de desengasgo, eles orientaram com relação a cortes, tombos, queimaduras, fraturas, contusões, convulsões, entre outras situações que possam ocorrer com as crianças na creche e nas escolas.