Nesta segunda-feira, 05, em Luiziânia, nossas Professoras da EMEI Betina Casaroto Fernandes e EMEF Professor Sussumi Ivama e Auxiliares de Educação Infantil dos Maternais 1 e 2 e Professoras da Creche-Escola Lourdes Bortolone Merlo participaram de um curso de formação do "Método das Boquinhas", uma metodologia multisensorial que facilita a alfabetização e a reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita.
O curso foi realizado em parceria com a rede municipal de ensino de Luiziânia, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, proporcionando uma educação inclusiva para todos os alunos.
Nossa rede municipal de ensino já utiliza o método fônico, onde são trabalhadas as mesmas habilidades.
O Método das Boquinhas utiliza além das estratégias fônicas, as visuais e articulatórias para ensinar os sons, as letras e as boquinhas, que são as posições dos órgãos fonoarticulatórios para cada fonema. Assim, o aluno associa o som, a letra e a boquinha, facilitando a compreensão e a aquisição do sistema de leitura e escrita.
O curso foi ministrado pela Professora Carla Résio, multiplicadora do método criado pela Dra. Renata Jardini, especialista em neuropsicopedagogia. Ela explicou os fundamentos teóricos e práticos do método, mostrou exemplos de materiais didáticos e jogos educativos, e orientou as Professoras e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil sobre como aplicar o método em sala de aula.
Os participantes ficaram satisfeitos com o curso e relataram que o método das boquinhas é uma ferramenta eficaz e lúdica para alfabetizar e reabilitar os alunos com dificuldades de aprendizagem.
A Prefeitura do Município de Alto Alegre entende a importância e incentiva as formações e atualizações para melhorar a prática pedagógica de nossos profissionais.