02 MAI 2015
Prefeitura receberá mais de R$ 500 mil do Governo do Estado
Governador Geraldo Alckmin durante anúncio da liberação de recursos

Em cerimônia realizada no dia 29 de abril no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, a Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, acompanhou o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, a liberar R$ 564.666,77 referentes a dois convênios para obras no Município.

Através de verba do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a Prefeitura receberá R$ 282.010,48 para execução de drenagem pluvial na Rua João Martinez Martinez, no Conjunto Nosso Teto, e R$ 282.656,29 para execução de galeria de águas pluviais na Rua Antonio Esperancin, sendo o primeiro fruto de aprovação de projeto junto ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP), sediado em Marília, e o segundo junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), sediado em Birigui.

“Os recursos vão ser aplicados de forma descentralizada e serão de responsabilidade das prefeituras ou das entidades da sociedade civil, permitindo obras para proteção e recuperação dos recursos hídricos, além de melhorias no saneamento em todas as regiões do Estado” – afirmou o Governador.

Ao todo, foram firmados 296 contratos, 84% deles com municípios, 12% com entidades da sociedade civil e outros 4% com órgãos estaduais, totalizando R$ 118 milhões. A solenidade contou também com a presença do Secretário Estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, e do Coordenador de Recursos Hídricos e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Rui Brasil Assis.

Segundo Helena Berto, essa forma descentralizada adotada pelo Governo do Estado, repassando dinheiro para as prefeituras e entidades da sociedade civil, facilita investimentos nas pequenas cidades.

“Quando das chuvas, toda a água da área central da cidade desce para as Ruas Antonio Esperancin e o Conjunto Nosso Teto, ocasionando o excesso de água, provocando uma erosão urbana e comprometendo a estrutura das residências vizinhas. Com a construção de galerias e execução de drenagem, a chuva deixará de ser algo de preocupação para os munícipes que ali residem. Com esta medida, estaremos resolvendo um problema que se arrasta há décadas na cidade” – explicou a Prefeita Helena Berto.