21 JUL 2014
Prefeita Helena Berto participa de audiências em São Paulo
Prefeita Helena Berto em audiência com o Secretário Waldemir Caputo

A Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, esteve em São Paulo na última terça-feira (15), participando de audiências nas secretarias de Gestão Pública e da Habitação do Governo do Estado. Na primeira delas, com o Secretário de Estado de Gestão Pública, Waldemir Aparício Caputo, Helena Berto tratou da doação de 06 (seis) veículos para o Município de Alto Alegre, sendo 02 utilitários, tais como caminhonetes; 01 caminhão ¾; 01 Van, tipo Volkswagen Kombi; 01 automóvel e 01 motocicleta.

A conversar com o titular da pasta, a Prefeita explicou que o Município possui uma frota reduzida e em mau estado de conservação. “Eu gostaria muito que o Município de Alto Alegre, mesmo com um orçamento pequeno, tivesse condições de custear tais despesas, mas isto é impossível”, argumentou Helena Berto, ao solicitar apoio da Secretaria de Estado para resolver essas pendências - especialmente nos setores de serviços - que estão sob responsabilidade da administração municipal.

A Prefeita argumentou que o Município de Alto Alegre possui, em seu território, a extensão de 319,035 km² e isso exige grande esforço da municipalidade para atender a população. “Além disso, a existência de vários bairros rurais, além dos Distritos de Jatobá e de São Martinho D´Oeste que distam, respectivamente, 10 e 18 km da sede municipal, tornam o atendimento a estas localidades um desafio constante”, considerou.

Acessa São Paulo nos Distritos

Outro pedido ao Secretário, durante a audiência, foi sobre a viabilização/liberação de um Posto do Acessa São Paulo nos Distritos de Jatobá e São Martinho D’Oeste, localizados em distâncias de 10 km e 18 km, respectivamente, da sede municipal, que não possuem nenhum espaço público com computadores para acesso gratuito e livre. “Precisamos, nesse mundo globalizado, colocar à disposição dessas comunidades novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos”, explicou Helena Berto, bastante otimista em relação à viabilidade da implantação dos postos. “De acordo com o Secretário Waldemir Aparício Caputo, a liberação dos Postos do Acessa São Paulo está em fase de finalização do processo. Quanto à doação de veículos, ele informou que será feito um levantamento, para verificar a possibilidade de nos atender”, relatou.

Secretaria da Habitação

No segundo compromisso, na Secretaria da Habitação, Helena Berto conversou com o Secretário Executivo do “Programa Cidade Legal”, Gabriel Veiga, sobre a regularização dos núcleos residenciais Paraíso e Pôr do Sol, localizados no Distrito de Jatobá e na cidade de Alto Alegre, respectivamente. O encontro, segundo a Prefeita, teve como objetivo discutir os passos para elaboração do Plano de Regularização, definindo os encaminhamentos a serem tomados pela Prefeitura e Consórcio IEME/CONSENGE, que atuam a serviço da Secretaria da Habitação.