04 ABR 2014
Projeto “Água, Fonte de Vida” é desenvolvido em Alto Alegre

No dia 21 de março os alunos do 1°ao 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Alto Alegre (EMEF), participaram ativamente de um projeto de integração, desenvolvido durante o mês de março, quando apresentaram os trabalhos do Projeto: Água, Fonte de Vida.

Nesse dia a escola recebeu a visita do palestrante responsável pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de Lins, Luís César Andrioli, que juntamente com a Bióloga Elisabete Garcia David, responsável pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, acompanharam toda a programação. Eles foram recebidos na unidade escolar pela Diretora Fátima Ramires Amador, a Assessora de Coordenação Pedagógica, Adecir Morais de Souza e pela Secretária de Educação, Maria Dolores Sanches Arroyo.

Projeto

Para colocar em prática essa atividade, os professores da unidade discutiram sobre o projeto nos horários de trabalho coletivo pedagógico (HTPCs), tendo como proposta o desenvolvimento de um trabalho conjunto. Com essa ideia, o tema foi abordado em todas as disciplinas, com os professores se empenhando ao máximo para que o objetivo fosse alcançado com sucesso. Segundo os organizadores, o objetivo do projeto foi ajudar os alunos a descobrirem as causas dos problemas que o País enfrenta nos últimos anos com a poluição e a falta de água.

Mas esse não um problema comum e exclusivo do Brasil e desde os primórdios da humanidade, quando o homem se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura, isso vem ocorrendo. Com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.

Em Alto Alegre, a atividades propostas pelo Projeto levaram os alunos perceberem as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza - a partir de sua realidade social. Também reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene, saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço em que vivem.

Os alunos puderam entender que é preciso adotar, por meio de atitudes cotidianas, as medidas de valorização da água - a partir de uma postura crítica - entre outros aspectos que valorizem as iniciativas de conservação e preservação de nascentes.

O Projeto contemplou a realização de atividades desenvolvidas em salas de aulas, com música e caminhada pelas ruas da cidade, exposição de cartazes e faixas sobre o tema, além deu uma visita à Estação de Tratamento de Água da SABESP. Os resultados, segundo os organizadores, foram satisfatórios.

Defesa da Água

Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. No Brasil, o Dia Nacional da Água oferece a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU defende que todos devem ser responsáveis com a economia de água, pois ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação. Por outro lado, a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos e que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água. Observa ainda que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza. A ONU tornou obrigatório que todos sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.