22 MAR 2014
Prefeita Helena Berto defende “Programa Melhor Caminho” em estradas municipais
Secretária Estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi (esquerda), recebe solicitações da Prefeita Helena Berto

O Programa Melhor Caminho, destinado à elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra foi defendido pela Prefeita Helena Berto Tomazini Sorroche em meados de fevereiro.

A Prefeita Helena Berto solicitou audiência e foi recebida pela titular da pasta, Mônika Bergamaschi, no último dia 19 de fevereiro, quando tratou sobre a liberação do Programa nas estradas municipais.

Como a Secretária solicitou que fosse verificada a possibilidade de alguma Parceria público-privada (PPP), Helena Berto entrou em contato com a usina Clealco Açúcar e Álcool S.A., empresa que transporta parte de sua produção pelas estradas reivindicadas no programa.

O Grupo Clealco, através do Diretor Executivo José Antônio Bassetto Júnior, respondeu que concorda plenamente com a proposta de parceria, tendo a certeza de que ela contribuirá, no contexto social, para o desenvolvimento regional. Após a resposta da Clealco, Helena Berto protocolou Ofício na Secretaria, propondo a parceria.

Segundo ela, a finalidade é viabilizar a inclusão de três estradas (AAG-173, AAG-246 e AAG-481) do Município nesse programa, justificando a parceria (PPP) oferecida pela Clealco que busca melhorar as condições de logística para a colheita e transporte da cana-de-açúcar, bem como, aumentar a conservação das estradas municipais. “Agora é aguardar uma resposta favorável da Secretaria”, disse a Prefeita, esperançosa que o pedido seja aceito e o programa liberado em breve.

Programa

Segundo Helena Berto, o projeto do “Programa Melhor Caminho” prevê readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação e implantação de sistema de drenagem superficial eficiente.

Além disso, dotará os pontos de sangra da estrada com estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático.

Com isso, as estradas rurais terão boas condições operacionais e de conforto, além de segurança e trafegabilidade aos usuários e preservação dos recursos naturais. Por outro lado, ocorrerão reduções dos custos dos transportes dos insumos, da produção agrícola, de conservação e prolongamento da vida útil da estrada.