14 FEV 2014
Prefeita Helena Berto recebe visita de técnicos do Escritório de Defesa Agropecuária

A Prefeitura de Alto Alegre, em conjunto com o Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba e a Casa da Agricultura de Alto Alegre, realizaram no último dia 28 de janeiro, uma reunião para discutir estratégias no intuito de sanar os problemas de manejo e conservação de solo que vem ocorrendo frequentemente no Município.

Segundo o Chefe da Casa da Agricultura, Engenheiro Agrônomo Washington Massao Oi, o Município de Alto Alegre apresenta o relevo suavemente ondulado e apresentando permeabilidade e susceptibilidade a erosões, implicando em necessidade de adoção de práticas adequadas, uma vez que os solos predominantes são arenosos, apresentando como principais fatores limitantes a suscetibilidade a erosão. Tanto a Prefeitura, como o Escritório de Defesa Agropecuária e também a Casa da Agricultura, vêm atuando no Município com o objetivo de conscientizar e orientar os produtores a realizarem um manejo e conservação de solo adequado. Através de projetos técnicos, os produtores estão realizando manutenções em seus terraços e carreadores, para uma melhor condução das águas pluviais, não causando danos a sua propriedade e nem às estradas.

De acordo com a Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, a Prefeitura também realiza através de projeto técnico, a manutenção de trechos de estradas municipais mais críticos, assim como a limpeza das bacias de captação. “O Escritório de Araçatuba sempre está atento aos problemas de conservação de solo em Alto Alegre, inclusive os que envolvem problemas de conservação das estradas rurais. Iniciativas como essas são sempre válidas e servem para estreitar os laços de comunicação com a Prefeitura e demais produtores envolvidos com problemas de erosão no solo agrícola. A orientação e conscientização são instrumentos tão ou mais importantes quanto a ação de fiscalização. Agradeço aos engenheiros agrônomos do Escritório de Defesa Agropecuária, Raphael Delelmo Toigo Lavanhini e Marco Antônio Basseto, e também ao Washington, pelo empenho ao rápido atendimento das necessidades do Município de Alto Alegre” – disse a Prefeita.