07 JUN 2013
Alto Alegre oferece curso do Via Rápida Emprego
Alunos com Prefeita Helena, Vice Nelson, Maida (Coordenadora do Via Rápida) e Micaeli (Acessa SP)

Com a presença de Maida Alves Correa, Coordenadora do Programa Via Rápida Emprego, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Lins, aconteceu no último dia 03, a aula inaugural do curso de Recepção e Atendimento, em Alto Alegre. A Etec é administrada pelo Centro Paula Souza, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

A aula inaugural ocorreu nas dependências da EMEI Mundo Encantado e contou ainda com as presenças da Prefeita Helena Berto Tomazini Sorroche, do Vice-prefeito Nelson Jesus Ferlim, secretários municipais e vereadores.

Na oportunidade, a Prefeita solicitou a realização de mais cursos no Município, inclusive apresentou documento oficializando o interesse em viabilizá-los através do Programa Via Rápida Emprego, com a vinda da Unidade Móvel de Imagem Pessoal para o Município. Direcionado à Clara Maria de Souza Magalhães, Coordenadora de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, o documento pede a realização dos cursos de Agente de Alimentação Escolar, Ajudante de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro, Corte e Costura, Manicure e Pedicure, Maquiagem e Soldagem.

Segundo Helena Berto, ao solicitar esses cursos e disponibilizá-los para a população, a administração entende que dará aos interessados, condições de mais conhecimento e possibilidades no mercado de trabalho. “Conhecimento nunca é demais e precisamos, como instituição pública, incentivar e oferecer às pessoas condições de aprendizado. É o que estamos fazendo com esses cursos, pois as pessoas podem usar esse conhecimento no dia a dia, ou aperfeiçoá-los para buscarem o mercado de trabalho”, disse a prefeita, se colocando à disposição da entidade, para esclarecimento e infraestrutura, necessários para receber os novos cursos.

Paula Souza

O Centro Paula Souza mantém 211 Etecs, distribuídas por 155 municípios, atendendo mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 124 cursos técnicos (a partir do 2º semestre serão 127) para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. São três cursos técnicos, oferecidos na modalidade semi-presencial, 24 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Via Rápida Emprego

É um Programa que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, capacitando gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do Programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas, com prioridade para candidatos que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.

O Programa atende, além de todos aqueles que estão em busca de qualificação profissional, públicos específicos tais como jovens matriculados no Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã), reeducandos em regime semi-aberto e/ou egressos do sistema penitenciário.