05 JUN 2013
Programa “Ler e Escrever” é desenvolvido em Alto Alegre

No último mês, dia 23, a professora Yara Maria Miguel, formadora do Programa “Ler e Escrever”, da Secretaria de Estado da Educação (SEE/SP) esteve em Alto Alegre, quando visitou a Escola Municipal de Educação Fundamental - unidade que recebe o Projeto.

O Programa “Ler e Escrever” oferece o material didático, que contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também realiza a formação dos professores coordenadores, no pólo de Araçatuba, acompanhando e dando suporte ao trabalho pedagógico realizado nas escolas – como ocorreu em Alto Alegre.

Segundo informações dos envolvidos no Projeto, esse trabalho tem contribuído muito para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos e na formação dos professores. A Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre enalteceu a iniciativa das professoras Arlete Ribeiro Cezário (3º ano A) e Susana Penteado Pereira Barbosa (2º ano A), que receberam o Projeto em suas salas, dando condições para que o trabalho fosse concretizado na unidade escolar.

A Prefeita Helena Berto Tomazini Sorroche e a Secretária de Educação Maria Dolores Sanches Arroyo elogiaram a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, implantando, através da SEE/FDE, esse programa. “São iniciativas como essas, que buscam melhorar a qualidade de ensino, que apoiamos e incentivamos em nosso Município. Agora é esperar os resultados e garantir que nossos alunos desenvolvam esse domínio, na escrita e leitura”, avaliou Helena Berto.

Programa

“Ler e Escrever” é uma iniciativa do Governo do Estado, implantado pela SEE/FDE, objetivando garantir que alunos de ciclo I/EF desenvolvam o domínio da leitura e escrita, até os oito anos de idade, privilegiando o contato com a diversidade de gêneros textuais ainda na fase tenra de aprendizagem. Deter essas competências significa migrar para as séries subseqüentes sem descompassos, mas com desempenho potencialmente satisfatório em outras disciplinas.

Para viabilizar a implantação desse programa nas escolas da rede, foi criado o Bolsa Alfabetização, uma parceria entre a SEE/FDE e instituições de ensino superior (IES). Alunos universitários, oriundos dos cursos de Pedagogia e Letras auxiliam professores de 2ºs anos a realizarem a alfabetização. Além disso, transformam a experiência em temário de análise e discussão nas IES, onde são acompanhados e orientados por seus professores orientadores.

Este movimento provoca o diálogo entre universidade e escola pública, como também instaura um espaço real, em que questões da educação são repensadas por ambas as partes, aventando-se idéias e soluções.

Equipe

A representante da SEE, Yara Maria Miguel, esteve acompanhada das professoras coordenadoras Vânia Maria Fernandes Cruz Gruppo (EE Augusto Pereira de Moraes), Vanessa de Oliveira Zordan (EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira) e Rosangela Ribeiro (EMEF Gabriel Martins, de Barbosa). Em Alto Alegre ela foi recebida por Fátima Ramires Amador (Diretora de Ensino Fundamental) e Adecir Morais de Souza (Assessora de Coordenação Pedagógica). Participaram ainda da visita as professoras coordenadoras do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Penápolis, Roseli Ap. Pombal Carvalhal e Fernanda Demétrio Annelli.