29 MAI 2013
Decretado luto de três dias pelo falecimento de Wandyr Merlo

A Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, declarou luto oficial no Município, por três dias, em razão do falecimento do senhor Wandyr Merlo, ocorrido no último sábado, dia 25, fato que comoveu moradores e admiradores do seu trabalho, sendo lamentado por representantes de diversos segmentos da comunidade.

Cidadão antigo e benquisto morador da cidade, onde exerceu mandato eletivo como Prefeito no período de 01/02/1977 a 31/01/1983 e, posteriormente, como Vice-prefeito na gestão 1993/1996, Merlo teve importante participação, juntamente com seus familiares, na formação e desenvolvimento de Alto Alegre, além de muitos outros relevantes serviços prestados à comunidade.

O ex-prefeito de Alto Alegre, Wandyr Merlo, o popular Peron, morto no sábado, tinha 85 anos (nasceu em 11/04/1928) e foi sepultado no domingo pela manhã no Cemitério São João Batista em Alto Alegre. Ele deixou a esposa Lourdes Bortolone Merlo e os filhos Ivanésio, Ivanise e Ivandro.

Segundo Helena Berto, ao declarar luto oficial no Município, Alto Alegre faz uma homenagem póstuma ao senhor Wandyr, cujo passamento deixou triste uma comunidade, que engloba ainda os distritos de Jatobá e São Martinho D´Oeste. Também ficou determinado, no Decreto, que haverá o hasteamento das bandeiras – a meio-mastro – bem como a observância de um minuto de silêncio em todos os eventos a serem realizados no Município neste período.

“Sempre lamentamos a morte, seja ela em qualquer circunstância e com o Wandyr não foi diferente. Trata-se de pessoa que sempre trabalhou pela cidade, deixou um legado e sempre será lembrado pelo seu trabalho e dedicação para com as coisas públicas”, disse a Prefeita, ao comentar a morte do ex-prefeito.

Ações

O ex-prefeito Wandyr Merlo foi retratado como um homem que gostava de obras (e foram muitas no seu governo) e queria ver o progresso do Município. A principal obra foi a construção do Centro de Lazer do Trabalhador, espaço que ainda hoje é referência de grandes eventos, sejam eles esportivos ou sociais. Tinha uma preocupação com o meio ambiente e adorava promover o plantio de árvores. Também no seu governo, segundo relatos, deu total atenção aos distritos e bairros rurais, investindo em pontes, estradas, saneamento e escolas.

Alguns lembraram também do trabalho desenvolvido, na área social, pela esposa Lourdes Bortolone Merlo, primeira-dama dinâmica e que teve participação importante junto à comunidade, desenvolvendo cursos de corte e costura, pintura e bordado, tricô e crochê, entre outros que deram condições de crescimento – profissional e de ética – aos que participaram.

Justino Cervigne

A Prefeitura de Alto Alegre, através de Helena Berto, também se manifestou sobre o falecimento, em março último, de outro ex-prefeito do Município, Justino Cervigne, tendo emitido, na época, uma nota de pesar, lamentando o passamento de um ilustre cidadão, que também teve papel importante no desenvolvimento da cidade.

A nota diz que “a Prefeitura Municipal de Alto Alegre registra com profundo pesar o falecimento, com 81 anos, do ex-prefeito Justino Cervigne (Mandato 1963/1966), ocorrido em 26 de março pretérito. Trata-se de homem honrado, com participação importante na formação e desenvolvimento de Alto Alegre, além de muitos outros relevantes serviços prestados à comunidade, que deixa para todos nós saudades. Para a família, enlutada, o Poder Executivo deixa a solidariedade e o sentimento dos altoalegrenses, em memória ao grande cidadão que, com certeza, soube cumprir o seu papel.”