21 MAI 2013
Passeata marca Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual em Alto Alegre

No dia 17 de maio o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Departamento Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Alto Alegre promoveram uma passeata de mobilização pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrado nacionalmente no dia 18 de maio. Um carro de som, discorrendo sobre o tema e divulgando o “Disque denúncia - Disque 100” à disposição, percorreu as ruas da cidade, alertando a população. Também foram distribuídos panfletos pelo comércio da cidade, buscando a conscientização da população e o seu envolvimento, juntamente com diversos setores públicos nessa luta.

Nessa campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 1973, então com oito anos. Drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Palestras

O envolvimento da comunidade foi intenso durante o mês de maio em Alto Alegre, quando palestras e discussões sobre o tema foram promovidas com as famílias acompanhadas pelo CRAS. Nesses eventos, além de debaterem sobre o tema – importante na vida de todos os cidadãos – os participantes foram convidados para o dia de mobilização do dia 17.

Participaram da passeata alunos e professores da Creche Santa Isabel, EMEI, EMEF e EE Expedicionário Diogo Garcia Martins, além das presenças de membros do Conselho Tutelar, da Secretaria de Saúde e da Câmara Municipal. A Prefeita Helena Berto também prestigiou o evento, cuja mobilização ocorreu nas ruas da cidade, com concentração na Praça Manoel Gomes da Pena. Os organizadores agradecem a colaboração da Polícia Militar, que acompanhou o trajeto e da SABESP, que distribuiu saquinhos com água durante o evento. As crianças foram recepcionadas com brinquedos, algodão doce e pipoca.