14 MAR 2013
Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos recebe pedido de construção de Galerias de Águas Pluviais
Edson Giriboni (Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos), e Prefeita Helena Berto

Em evento realizado na cidade de Marília na manhã de sexta-feira (08), que contou com a presença do Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, a Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, participou do Encontro Regional com Prefeitos para apresentação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e a participação dos Municípios nos Comitês de Bacias Hidrográficas, promovido pela Coordenadoria de Recursos Hídricos de São Paulo em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema, Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema e dos Rios Aguapeí e Peixe.

O Encontro apresentou a estrutura e o funcionamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos de São Paulo (SIGRH), que movimenta cerca de R$ 100 milhões/ano distribuídos entre os 21 Comitês de Bacias do Estado, com o objetivo de dar suporte financeiro às ações priorizadas pelos Comitês.

Na oportunidade, a Prefeita Helena Berto solicitou a liberação de recursos financeiros para a construção de Galerias de Águas Pluviais, justificando que, quando das chuvas, toda a água da área central da cidade escorre para alguns pontos, ocasionando o excesso de água e provocando uma erosão urbana, comprometendo a estrutura das residências vizinhas. “Com a construção de galerias, a chuva deixará de ser algo de preocupação para os munícipes que ali residem” – disse a Prefeita.

No período da tarde, no mesmo local, como parte do processo de renovação dos seus membros, foi realizada a reunião preparatória com os Prefeitos que compõem o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH-AP). Dentre os Prefeitos presentes, foram indicados os 14 membros titulares e 14 suplentes para compor o segmento dos Municípios no Plenário para o Biênio 2013/2014. Na composição, o Prefeito de Garça, José Alcides Faneco, foi eleito Presidente do Conselho Gestor do Comitê, enquanto que Alto Alegre ficou como suplente do Município de Santópolis do Aguapeí.

Baixo Tietê

De maneira semelhante, no dia 22 de fevereiro, durante a Assembleia Geral dos Municípios para a eleição dos 15 Prefeitos titulares e 15 suplentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT), realizada em Araçatuba, em uma das vagas, o Município de Alto Alegre ficou como suplente do Município de Bilac, ao passo que o Prefeito Municipal de Guararapes, Edenilson de Almeida, foi o escolhido como Presidente do Comitê.

O Comitê da Bacia Hidrográfica é o fórum das águas na bacia hidrográfica. Trata-se de um colegiado democrático, aberto à participação pública, constituído por representantes dos órgãos do Estado, dos Municípios, dos usuários da água e das entidades da sociedade civil organizada.