05 FEV 2013
Prefeita Helena Berto participa em Brasília do II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas

Durante os dias 28, 29 e 30 de janeiro, a Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto Tomazini Sorroche, acompanhada do vereador Eduardo Ribeiro (PT), esteve em Brasília participando do II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que teve como objetivo, subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.

O evento, cujo tema foi “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reuniu mais de 5 mil prefeitos e vice-prefeitos e somou um público de mais de 17 mil pessoas durante os três dias de realização, onde os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal apresentaram suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.

Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC II, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, o evento ofereceu oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, apresentando boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas.

Na ocasião, o Governo Federal também anunciou que irá reforçar o apoio técnico aos municípios em diversas áreas como: elaboração de projetos, organização de previdência própria, melhoria da arrecadação, elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) e planos municipais de saneamento e resíduos sólidos.

Na abertura do evento, no dia 28, a Presidenta Dilma Rousseff anunciou R$ 66,8 bilhões em novos recursos para os municípios em 2013. Os investimentos são voltados para diversas áreas, como educação, infraestrutura e saúde. Os programas foram detalhados pelos respectivos ministros durante o Encontro.

Para a Prefeita Helena Berto, o Encontro foi um sucesso, pois, além do grande número de pessoas participantes, o Governo Federal anunciou benefícios e se comprometeu a ajudar os municípios. “Foi um evento muito bom, onde recebemos muitas informações, tivemos conhecimento da gama de convênios que o Governo Federal disponibilizará, e tivemos ainda a felicidade de receber o anúncio de que todo município com menos de 50 mil habitantes será contemplado com uma motoniveladora” – disse a Prefeita.