06 OUT 2011
Prefeituras da Comarca participam de evento em São Paulo

Em evento realizado na última sexta-feira (30), na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) em São Paulo, as Prefeituras das cidades de Alto Alegre, Glicério e Luiziânia, participaram com demais autoridades voltadas para a governança da água do processo preparatório para o VI Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2012 na cidade de Marselha, na França. Além do Secretário Adjunto da pasta, Rubens Naman Rizek Junior, o encontro “O papel das Autoridades Locais na Gestão da Água” teve a participação de Loïc Fauchon, Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, Presidente do Comitê Internacional para o VI Fórum Mundial da Água, Paulo Varella, Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Victor Pochat, da Coordenadoria do Fórum de Águas das Américas, Roberto Trícoli, Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Mônica Porto, da Universidade de São Paulo (USP), e do Prefeito Vitor Lippi, de Sorocaba, que é cidade exemplo na boa gestão dos recursos hídricos.

“Estamos aqui hoje, sobretudo, para nos dedicar à reflexão sobre esse recurso que é pai e mãe da vida”, disse Rubens Rizek, ao abrir os pronunciamentos da mesa.

Além de promover um debate e uma troca de experiências referentes ao tema, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância da regionalização da gestão da água.

Agir localmente é a meta do Programa Pacto das Águas, da SMA. Destaque internacional, o Pacto é um documento de compromisso assinado pelos administradores regionais e coloca o município automaticamente participante do mais abrangente Consenso das Águas de Istambul. Dos cerca de 800 signatários do Consenso, 598 são municípios paulistas.

Na oportunidade, Loïc Fauchon apresentou um panorama mundial da água e citou os problemas e os desafios enfrentados. “Agora é tempo de soluções. Aos cerca de dois bilhões de cidadãos no mundo que não têm abastecimento de água ou saneamento básico não interessa ler estudos ou ouvir discursos e sim ações de fato que resolverão seus problemas” – explicou.