06 JUN 2023
ASSOCIAÇÃO RITINHA PRATES DISPENSA 40 CADEIRAS DE RODAS PARA MUNÍCIPES DE ALTO ALEGRE

Na manhã desta terça-feira, 06, vinte munícipes alto-alegrenses foram contemplados com 40 cadeiras de rodas dispensadas pelo Centro Especializado em Reabilitação IV (CER 4) Ritinha Prates, de Araçatuba (SP).

A entrega é resultado de um trabalho do Departamento Municipal de Saúde, que através de sua equipe selecionou munícipes com mobilidade reduzida ou comprometida e encaminhou para a entidade, que realizou visitas e avaliações às pessoas indicadas e hoje efetuou a entrega do equipamento mais adequado para cada paciente, considerando sua estatura e grau de comprometimento.

Foram entregues equipamentos de diversos modelos, como cadeira monobloco, motorizada, de banho com recline, entre outras.

Para ter acesso ao equipamento o munícipe com mobilidade reduzida ou comprometida deve atender a alguns critérios. O primeiro passo é procurar o Departamento Municipal de Saúde. Sendo constatada a sua necessidade, a solicitação é enviada à entidade e uma avaliação é agendada no CER. Após o tramite, preenchendo os requisitos, o usuário recebe o equipamento adequado.

As cadeiras de rodas são adquiridas pelo CER por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

Inaugurado oficialmente no dia 26 de agosto de 2015, o CER Ritinha Prates é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

O CER IV da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências intelectual, auditiva, física e visual, de qualquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II. O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto nº 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.