06 AGO 2011
Polícia Ambiental e Prefeitura de Alto Alegre realizam curso de Voluntários Ambientias
da esquerda para a direita: vereadores Robison e Elci, Prefeito Piazza, VIce-Prefeito Welington e Ten. Miranda

Na semana de 18 a 22 de julho, através de uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental e a Prefeitura de Alto Alegre, foi realizado no município o Curso de Voluntários Ambientais. Trata-se de um curso com duração de 20 horas, cujo objetivo é abranger pessoas engajadas e envolvidas com assuntos relacionados ao meio ambiente, habilitando-os a desenvolver a condição de colaboradores da causa ambiental. Durante a semana de realização do evento os encontros ocorreram das 19:00 às 22:00 horas, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mundo Encantado. O curso teve uma carga horária com as seguintes matérias: Educação Ambiental no contexto escolar; Ecologia: aquecimento global, efeito estufa e queimadas; Sistema de proteção ambiental e desmatamento zero; Sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos e proteção de matas ciliares e nascentes; Ambiente urbano, gestão pública e cidades sustentáveis; Direito Ambiental; A Polícia Ambiental inserida no contexto da Educação Ambiental; Sustentabilidade: Ecoturismo e economias sustentáveis. No último dia houve cerimônia de encerramento com a presença de autoridades e os 25 formandos receberam os certificados pela participação.

De acordo com o Comandante da 1ª Companhia de Polícia Ambiental com sede na cidade de Birigui, Capitão PM Mozar Messias de Souza Filho, o curso de formação foi ministrado pela primeira vez em Alto Alegre e contou com a participação de instrutores da Polícia Militar Ambiental e outros colaboradores, que fizeram o trabalho voluntariamente, fora do horário de serviço.

O Prefeito de Alto Alegre, Ilson Peres Thomé, o Piazza, agradeceu a todos os presentes e à Polícia Ambiental pela iniciativa inédita de trazer para a cidade a formação de voluntários ambientais, oferecendo chance à comunidade de compreender melhor e os cuidados que precisam ter com o meio ambiente.